Desvendando Fatos Surpreendentes de Sonhos Antigos e Atuais

Você é do tipo que sonha muito ou dorme como uma pedra? Algumas pessoas nem se lembram do que sonharam, enquanto outras têm sonhos curiosos e frequentes e, às vezes, até se perguntam: será que todos eles comunicam algo? Fato é que, embora muitos sonhos sejam naturais, alguns podem carregar mensagens importantes, e cabe a nós buscar sabedoria e discernimento para diferenciá-los.

Sonhar é algo comum, mas na Bíblia, os sonhos e, também, visões sempre ocuparam um papel importante como um meio pelo qual Deus se comunica com as pessoas. No decorrer da história, temos exemplos de que esses momentos foram usados para comunicar planos, alertas e até profecias. Mas será que isso é relevante para os dias de hoje? A resposta pode surpreender você.

O propósito deste artigo é ressaltar bíblica e experimentalmente, que essa forma comunicativa de Deus continua presente. Portanto, talvez aquela visão noturna que você teve possa ser mais do que um simples pensamento aleatório. Vamos acompanhar isso juntos!

Comunicação e Impressões do Espírito

A ciência explica que sonhos são uma parte natural do sono e podem refletir preocupações, memórias ou até mesmo fatores aleatórios do nosso cérebro em atividade. Logo, nem todo sonho é espiritual. Os sonhos espirituais desempenham um papel significativo, sendo frequentemente usados para transmitir mensagens importantes, orientar indivíduos e até mesmo revelar profecias. Não são meras projeções do subconsciente, mas sim, momentos em que o espiritual e o terreno se encontram, oferecendo direção e compreensão que muitas vezes vão além do que se pode perceber na vida cotidiana.

Sonhos e Visões

Em Números 12:6, está escrito: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.” Esse trecho explicita que Deus escolhe falar com seus servos ora por meio de visão, e isso pode ser dormindo ou acordado, de olhos fechados ou abertos; e ora, por meio de sonhos, obviamente, quando estamos dormindo. Segundo o profeta Vinícius Iracet, sonho é uma visão profética de algo relativo ao passado, ao presente ou ao futuro. Sonhos e visões são mistérios, dos quais precisamos buscar o discernimento em Deus.

Enquanto Dormimos

Em Jó 33:14-16, isso é confirmado, leia: “Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba. Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução.” O trecho lido indica que Deus está sempre buscando se comunicar com Seus filhos, de uma forma ou de outra, em “sonho ou visão noturna” e, muitas vezes, não percebemos, imediatamente, a profundidade da mensagem, mas Deus deseja selar a instrução em nós.

Perturbadores e Reveladores

No livro de Jó, os sonhos também são descritos como experiências que podem ser, ao mesmo tempo, perturbadoras e reveladoras. Ele expressa seus sonhos como intensos, trazendo inquietação e assombro (Jó 7:13-14). Vale ressaltar que alguns pesadelos, não necessariamente são do mal, mas podem ser advertências de Deus, alertas “para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada.” (Jó 33:16). Deus vê coisas que não vemos, por isso, nos alerta para que sejamos prudentes e não sejamos pegos desprevenidos em nenhum perigo.

Essa mesma característica de inquietação veremos nos personagens e seus sonhos a seguir. Isso mostra que, quando um sonho tem significado espiritual, ele nos inquieta, nos impressiona, como sinal de que Deus está querendo nos comunicar algo. 

Sonhos Inquietantes e Interpretações Precisas

José e Faraó

Os Sonhos Impressionantes de José

Quando se fala em sonhos proféticos, é quase impossível não lembrar de José. Em Gênesis 37:5-11, vemos que aos 17 anos, ele teve dois sonhos que foram mais do que simples visões noturnas; eram mensagens proféticas de Deus. Ele ficou tão impressionado que contou-os aos seus familiares. No primeiro sonho, José via feixes de trigo no campo, e o feixe dele se levantava enquanto os molhos de seus irmãos se inclinavam diante do seu (Gênesis 37:5-7). No segundo sonho, ele via o sol e a lua, representando seus pais, e onze estrelas, representando seus irmãos, todos se curvando diante dele (Gênesis 37:9). As mensagens dos 2 sonhos eram únicas e simples: José teria uma posição de governo na família. 20 anos depois, aproximadamente, José foi governador do Egito e os sonhos se cumpriram

Os Sonhos Inquietantes de Faraó

Eis que Faraó teve dois sonhos: sete vacas gordas, que engoliam sete vacas magras; e setes espigas mirradas, que devoraram sete espigas robustas. “E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se”, por isso chamou todos os adivinhos e sábios do reino e “contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse.” (Gênesis 41:8). Observem que foram dois sonhos seguidos e inquietantes. Isso comprova que não era um sonho aleatório, mas uma comunicação de que algo, certamente, aconteceria.

Interpretações e Instruções Precisas

Foi nesse contexto, de procura por um interprete, que José foi lembrado, pois suas interpretações eram precisas. Diante de faraó, José explicou que ambos os sonhos previam o mesmo evento: sete anos de grande fartura, seguidos de sete anos de fome severa, em todo o Egito. Além da interpretação, José aconselhou Faraó a armazenar alimentos, durante os anos de fartura, preparando-se para os anos de escassez que viriam. Faraó ficou tão impressionado, que o colocou à frente do grande projeto (Gênesis 41). Os sonhos se cumpriram integralmente, conforme a interpretação.

Daniel e Nabucodonosor 

O Sonho Perturbador do Rei

Em Daniel 2:1-45, relata que “Nabucodonosor teve sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.”. Ao acordar, exigiu que os sábios de seu reino lhe revelassem o sonho. Mas, como ele não conseguia lembrar do que havia sonhado, nenhum homem pode satisfazer-lhe, motivo pelo qual decretou a morte de todos. Até que Daniel soube do decreto e se propôs a atender ao rei.

O Profundo e o Escondido

Daniel é reconhecido como um dos maiores intérpretes de sonhos e visões, nas Escrituras. Quando soube do decreto e se propôs a atender ao rei. Após um período buscando a Deus, “foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite” (Daniel 2:19). Deus concedeu a Daniel não só a visão do que Nabucodonozor havia sonhado, como também a interpretação. Aí está o significado do que foi dito pelo profeta, de que Deus “revela o profundo e o escondido” (Daniel 2:22), pois, de que outra maneira ele saberia o que Nabucodonozor havia sonhado? Sua reputação como intérprete dos segredos de Deus o tornou uma figura central em várias cortes reais.

A Imagem e a Interpretação

A imagem do sonho de Nabucodonozor, que Daniel recebeu em visão, envolvia: uma imensa estátua com cabeça de ouro, peito e braços de prata, ventre e coxas de bronze, pernas de ferro, e pés de ferro misturados com barro, que representava a sucessão de grandes impérios mundiais. Em seguida, uma pedra, não cortada por mãos humanas, atinge a estátua, destruindo-a completamente (Daniel 2:31-45). Cada parte da estátua representava um reino. A pedra, sem mãos, que destruiu a estátua, indica o reino eterno de Deus, que sobrepujaria todos os reinos terrenos. As interpretações e visões do profeta Daniel trouxeram revelações sobre o futuro de reinos e eventos globais, que reverberam ainda hoje.

Sonhos e Visões no Novo Testamento

Sonhos de José, Pai de Jesus 

Através dos sonhos, José, o pai de Jesus, foi guiado por Deus para proteger sua família em momentos singulares. O primeiro sonho, ocorrei quando José intentava abandonar Maria, porque ela ia ter um filho, que não era dele. Então, um anjo o tranquilizou, dizendo que ele poderia aceitar Maria como sua esposa, pois a criança que ela esperava era concebida pelo Espírito Santo (Mateus 1:20). Mais tarde, em outro sonho, José foi avisado para fugir para o Egito, para salvar o menino das mãos de Herodes (Mateus 2:13). Por fim, quando o perigo passou, um último sonho o instruiu a voltar à terra de Israel (Mateus 2:19-22). Cada sonho trouxe orientação clara e específica, fundamental para proteger e assegurar o cumprimento do propósito divino, na vida de Jesus.

Nos Últimos Dias

Em Atos 2:17, vemos uma promessa poderosa: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.” Este versículo revela que esse tema é uma promessa para nossa geração, em que pessoas de todas as idades, podem receber sonhos e visões, que lhes notifiquem informações de toda sorte.

Experiencia Pessoal

Eu raramente sonhava, até meus 40 e poucos anos. De repente, parece que Deus escolheu essa forma de falar comigo. À medida que comecei a dar atenção aos sonhos e buscar compreendê-los, mais eu passei a sonhar. A maioria dessas notificações noturnas me alertam de maus negócios, de ambientes que demandam vigilância, de desentendimentos que podem ser evitados e, também, de “coisas boas” chegando. É muito bom, sermos antecipados de alguns fatos e, quando eles acontecem, lembramos de agradecer a Deus pelos livramentos e instruções precisas.

Reis do Passado e Líderes do Presente

No Egito Antigo, figuras como o Faraó e o próprio José buscaram orientação divina através de sonhos, assim como reis foram assessorados por Daniel, no império babilônico. Esse conceito não é limitado ao passado; líderes contemporâneos também podem buscar sabedoria e discernimento em momentos de decisões importantes. Afinal, há decisões cujas repercussões são maiores que os líderes que as tomam.

Para Saber Mais

É impossível esgotar um assunto tão rico, em apenas um artigo. Para saber mais, indicamos que você conheça o Profeta Vinícius Iracet. Ele é Profeta, Pastor, Escritor, Conferencista, Youtuber e Palestrante. Seu propósito e chamado maior é ensinar pessoas a ouvir a voz de Deus. Autor de mais de 16 livros, muitos deles são específicos para desvendar segredos realmente “profundos e escondidos”, que envolvem sonhos, visões e interpretações. 

Conclusão

Do Antigo ao Novo Testamento, vimos que Deus está ativamente envolvido na história da humanidade, usando sonhos para orientar, advertir e revelar seu plano para aqueles que estão dispostos a ouvir. Fato é que, durante o sono, pode acontecer muito mais coisas do que um simples descanso. Mas será que Deus também está tentando falar com você através dos seus sonhos? Talvez, o Criador esteja usando esse meio para enviar sinais, direções ou até respostas que você tanto procura. 

Vimos um conjunto importante nos exemplos estudados. Sonhos, interpretações e instruções salvaram pessoas e nações. Nem todos os sonhadores conseguiam interpretar seus próprios sonhos, mas tiveram a iniciativa de buscar entendê-los e isso é fundamental para se obter o benefício da comunicação. Há mistérios que apenas profetas conseguem descobrir, por que somente Deus “revela coisas profundas e ocultas” (Daniel 2:22).

Essas histórias nos mostram que a compreensão dos sonhos não apenas traz clareza sobre fatos, mas também pode transformar vidas e destinos. Por isso, se um sonho lhe chamou a atenção, não o ignore. Deus, assim como nós, não gosta de falar com quem não lhe dá atenção. Por experiência própria, muitas vezes, o que achamos que é pesadelo, pode ser um alerta de Deus para nos dar livramentos, assim também como trazer respostas e anunciar coisas grande e ocultas que não sabemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *